Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos em 2022, um recorde!
- fernandaaidar
- 28 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Desde 2021, percebemos uma movimentação alta no mercado de automóveis elétricos e híbridos. Inclusive, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o ano passado bateu o recorde de 34,9 mil unidades vendidas, um aumento de 77% em relação a 2019.
Nesse texto, vamos mostrar alguns dados e motivos para essa grande vitória para o meio ambiente. Vamos lá?

Alguns números no Brasil
A circulação desses veículos é maior em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas de acordo com o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), já temos carros elétricos ou híbridos em todos os 26 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.
Além disso, devido ao incentivo dado à eletromobilidade pelas metas de diminuição de poluentes, as cidades Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro são aquelas com maior circulação de elétricos. Outro ponto que aumenta a vontade do consumidor de conquistar o seu carro elétrico é a redução do IPVA e a isenção do rodízio de automóveis.
Veículos comerciais elétricos
O Rio de Janeiro foi a primeira cidade a inserir caminhões de lixo com zero emissão de gases poluentes, conseguindo já 10% da sua frota neste modelo.
Porém, por conta das agendas ESG e as logísticas verdes que cresceram muito em 2021, a venda de caminhões elétricos aumentou em mais de 1.100%. Afinal, as empresas brasileiras começaram a olhar para questões relacionadas ao ambiente, à sociedade e à governança. Além disso, as organizações adotam cada vez mais veículos elétricos para o uso de seus funcionários e executivos.
Países e veículos elétricos
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP-26), diversos países assumiram a missão de reduzir as emissões de carbono, que é o principal responsável pelo efeito estufa. Pensando nisso, algo que pode - e muito - ajudar nesta questão, é o uso de veículos elétricos. Porém, um carro elétrico custa, no mínimo, R$150 mil, valor alto para a realidade da maior parte da população brasileira.
A outra parte da população precisa importar os carros, já que não temos produção nacional e, nessa conta, entram câmbio, frete e o Real desvalorizado frente ao dólar. Mesmo assim, ainda temos a expectativa de batermos o recorde de 100 mil carros elétricos em território brasileiro em 2022.
Por que estamos felizes com isso?
Grande parte da energia necessária para esses veículos rodarem vem do sol! Ou seja, a previsão de nos tornarmos um país mais voltado a carros com uso de eletricidade nos traz a mesma perspectiva de um país mais sustentável com foco em energia de fontes naturais.
Apesar do valor alto e da pouca acessibilidade aos veículos, o público brasileiro vem mostrando muito interesse nessa mudança que só trará benefícios. Elétricos trazem um gasto praticamente nulo em combustível, zero emissões de gases tóxicos e ainda contribui para a agenda da COP-26. E isso é motivo de comemoração aqui na Omega!







Comentários